Soluções | Secagem e empilhamento a seco de rejeito (Dry Stacking)
Secagem e empilhamento a seco de rejeito (Dry Stacking)
A secagem e empilhamento de rejeitos a seco é uma técnica importante na gestão de resíduos gerados por atividades industriais, especialmente na mineração. Esse processo tem o objetivo de reduzir a quantidade de água presente nos rejeitos, tornando-os mais estáveis e menos propensos a vazamentos ou deslizamentos, além de facilitar sua disposição final.
Na secagem de rejeitos, o objetivo principal é remover a água presente nos materiais, o que pode ser feito através de métodos como a filtragem, a prensagem e a evaporação. Entre os equipamentos mais comuns utilizados nesse processo estão:
Após a secagem, os rejeitos são empilhados de forma segura em áreas designadas, reduzindo o risco de contaminação ambiental e aumentando a eficiência do espaço utilizado. Diferentemente do empilhamento de rejeitos úmidos, o empilhamento a seco tende a ser mais estável e menos propenso a vazamentos.
O empilhamento a seco, é uma técnica que consiste na disposição de rejeitos desaguados na pilha de rejeito (PDR), da melhor forma possível, os rejeitos oriundos da mineração com menor umidade e resultando em uma melhor compactação do material. Diferentemente das barragens de rejeitos, o empilhamento a seco não precisa de água para a estruturação da contenção.
O método de empilhamento a seco permite um reaproveitamento de até 95% da água, contribuindo assim para um aumento da sustentabilidade.
O Grupo Toniolo realizada a completa gestão do rejeito, desde a sua remoção, desaguamento, secagem e empilhamento controlado em PDR conforme definições de projeto. Esta solução, denominada "Dry Stacking", é uma tendência crescente entre as mineradoras brasileiras devido a segurança que o processo proporciona.